top of page

Tina Turner: uma viagem para o futuro

A primeira exposição brasileira dedicada à Tina Turner, que ocorreu no MIS - Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e prometeu desvendar o início da carreira da cantora nos anos 60 até o final dos anos 90, além de momentos de sua vida pessoal, contando com cerca de 120 fotos do acervo da The Music Photo Gallery, sendo estas de fotógrafos consagrados como Bob Gruen, Ebet Roberts, Lynn Goldsmith e Ian Dickson.


Somado às imagens, conteúdos audiovisuais eram exibidos simultaneamente em salas mais escuras e fechadas, com bancos para acomodar os visitantes em um cenário que remete à uma sala de cinema.


No salão principal, um telão vertical mostrava vídeos de shows de Tina com o volume em uma altura que fez muitos dos presentes até arriscar alguns passos de dança. Ainda no mesmo recinto, perucas com o estilo que ficou famoso em Turner eram expostas, assim também como o livro Tina Turner: Minha história de amor estava disponível para uma breve leitura, sendo este, um dos únicos objetos onde o toque era permitido.


Já em outro local, um mural com a cronologia de fatos importantes de sua vida e carreira estava exposto em uma das paredes, tendo o ano de 2023, até então, sem passagem de seu óbito.


Durante toda a visita, o público pôde apreciar os diversos sucessos da cantora, que eram

ouvidos em todo o primeiro andar do MIS.



Homenagem póstuma


Após sua morte em 24 de maio de 2023, filmes e documentários foram exibidos paralelamente à exposição, como forma de homenagear a artista. Entre eles:

  • Mad Max: além da cúpula do trovão

  • Tina – a verdadeira história de Tina Turner

  • Ike & Tina on the Road 1971-72



Um pouco mais de neutralidade


Embora a proposta também fosse retratar a vida pessoal da cantora, o foco em problemas que a envolveu se tornou o principal alvo quando o assunto era sua intimidade. Relatar os obstáculos de sua vida com um olhar politico e de uma forma sensacionalista, esquecendo o ser humano Anna Mae Bullock e a artista Tina Turner, apenas mostrou a falta de neutralidade dos organizadores da exposição, algo essencial, porém, em falta nos dias atuais.


Seria fundamental tocar em assuntos delicados da vida de Tina e de sua superação de uma forma mais sensata e menos apelativa.



Imagens



Comentários


© Copyright
© Copyright

© 2021 by Rockloud. Proudly created by Antonella Lizzy

bottom of page