top of page

Matti Esko – quem é o cantor que emocionou o vocalista do 69 Eyes

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Quem acompanha o trabalho do 69 Eyes já se deparou com o clipe da música Pimeää onde Jyrki 69 divide os vocais da canção com Matti Esko. Mas quem é o companheiro de interpretação de Jyrki?


Nascido Matti Eskonniemi, Matti Esko começou sua carreira no começo dos anos 60 como músico, onde tocava saxofone e clarinete em alguns shows. Já sua primeira banda foi fundada em 1963 com o primeiro show realizado em 1 de maio do mesmo ano na cidade de Oulu.


Sua carreira só decolou em 1969 quando o mestre compositor Toivo Kärki que procurava por novos cantores, escolheu Esko para seu disco de compilados intitulado Tähtijahti -69.


Seu disco de estreia, Pohjatuuli, foi lançado no ano seguinte, "Tietää saat saatinin", ficou em terceiro lugar na competição de canções de outono e foi a partir daí que Matti iniciou sua carreira de músico profissional.


Matti tocou por muito tempo na Polar Big Band e sua popularidade já era certa na época, embora não tivesse nenhuma música de sua interpretação nas rádios na década de 70. Este feito só foi possível em 1981, quando Esko fez um cover de "Lady" de Kenny Rogers em finlandês, que ficou conhecida como "Yksin" e se tornou um de seus sucessos. Em 1986, o cantor gravou "Rekkamies", canção mais famosa de sua carreira, chegando a render disco de diamante para o cantor. Esta mesma canção também foi transformada em música para o comercial de uma empresa de alimentos chamada Elovena.


No final dos anos 90, Esko desmaiou antes um show e todas as letras das músicas sumiram de sua mente. Segundo o próprio artista, foi um esgotamento, seguido de uma depressão insidiosa. A pausa nos shows para sua recuperação levou nove anos.


De 2000 a 2002, Matti interpretou um Papai Noel na peça Pukin Punainen escrita por Jukka Virtanen, que ficou em cartaz no teatro Rovaniemi.


ree


Ainda em 2002, Matti lançou o single Pyörät trämää e foi indicado ao prêmio Iskelmä-Finlandia. A faixa-título do álbum Five Long Nights de 2003 se tornou um sucesso nas rádios.


O ano de 2006 foi de grande sucesso para o cantor. O single do álbum Vapaa kain taivaan tuuli e o single de Ei inumaakai löysä (tocada no filme de Timo Koivusalo, The Leaning Tower) estavam entre as músicas mais tocadas na Rádio Suomen naquele ano.


Em homenagem ao 60º aniversário de Matti Esko, a coleção Best of All Time - 40 Most Wanted foi publicada em 24 de janeiro de 2007. Matti Esko também comemorou o ano com shows em sua cidade natal. Novas músicas também tocam fortemente no rádio; na semana de 12/11/2007 – 18/11/2007, o novo single de Matti Esko, Sinä ole rakas, tornou-se a música mais tocadas na Rádio Suomen.


Para fechar 2008 com chave de ouro, Matti Esko recebeu o prêmio Kullervo Linna por sua longa carreira.


Em 2011, Matti Esko comemorou seus 40 anos de carreira lançando o álbum Hallelujah em janeiro, que foi escolhido como Álbum do Mês em votação de uma emissora de rádio.

Em 2015, o álbum Järvenpää-Pasila trouxe ao artista sua primeira indicação ao Emma, mas a sua vitória na premiação só ocorreu em 2018 com o disco Järvenpää - Kauriala: Omia polkujaan, lançado no ano anterior.


Matti Esko sofreu de depressão, mais recentemente em 2019, quando teve que cancelar suas apresentações. Ele também trabalhou como pessoa de apoio para a Sociedade de Saúde Mental para aqueles que lutam contra a depressão.


Para conhecer a discografia do cantor, acesse o arquivo abaixo







Segue o clip da música Pimeää




Comentários


© Copyright
© Copyright

© 2021 by Rockloud. Proudly created by Antonella Lizzy

bottom of page